Uma fonte tipográfica é um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). Assim, dizemos fonte Arial, fonte Baskerville, ou fonte negrita, fonte itálica. Esta é armazenada em ficheiros de fontes, onde são descritas as suas características físicas. Compreende um conjunto de desenhos, como caracteres alfabéticos, numerais, marcas de pontuação e outros ideogramas ou símbolos relativos à linguagem em questão desenhados segundo um conjunto de características ou estilo. São identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias.
Há dois tipos de fontes, as escaladas e as bitmapped.
São guardadas como uma matiz de pixéis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica, não podendo ser escaladas. Se uma impressora não suporta as fontes bitmapped, estas não podem ser impressas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, Small e Symbol.
Fontes escaladas
São definidas matematicamente e podem ser interpretadas (rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas e contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para representarem um aspeto sólido de formas contínuas. Podem ser ampliadas sem perder a qualidade das suas formas. Fontes escaladas: Type 1, TrueType e OpenType.
Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_tipogr%C3%A1fica
http://www.squidspot.com/images/PeriodicTableofTypefaces_fontlab.jpg
http://ai-b.blogs.sapo.pt/4330.html
http://www.identifont.com/samples/core/Pixelette.gif
http://aplicaesinformaticasb.blogspot.pt/2009/05/fontes-escaladas.html
http://www.computerhope.com/jargon/s/scalable.gif
Sem comentários:
Enviar um comentário